» »Unlabelled » Filme brasileiro vence festival Cinelatino de Toulouse


O cineasta brasileiro Chico Teixeira foi o ganhador, neste sábado (28), do grande prêmio do Festival Cinelatino de Toulouse por seu filme Ausência (2014), que narra o amadurecimento prematuro de Serginho, após ser abandonado pelos pais.
Composto pelo cineasta mexicano Pedro González Rubio, pela brasileira Juliana Rojas e pelo búlgaro Lubomir Bakchev, o júri valorizou "a maturidade da visão sobre a dificuldade de crescer na ausência dos pais, o que obriga Serginho [de 14 anos] a se emancipar".
Apesar de se tratar de um longa de ficção, o carioca Chico Teixeira não abandona em Ausência o olhar de documentarista do início de sua carreira.
O brasileiro Beira-Mar, de Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, era um dos filmes na disputa pelo prêmio de melhor longa.
Na sexta-feira, o também brasileiro Tudo vai ficar da cor que você quiser, de Letícia Simões, já havia conquistado o prêmio de melhor documentário.
Um dos favoritos no festival, Ixcanul (2015), do guatemalteco Jayro Bustamante, recebeu o Prêmio do Público e o da Crítica francesa. O filme já havia conquistado o Urso de Prata no Festival de Berlim e o prêmio de melhor filme no Festival de Cartagena.
Já o cubano Carlos Machado Quintela levou o prêmio FIPRESCI, da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica, porLa obra del siglo (2015), sobre as esperanças e desesperanças de três gerações de cubanos da "Cidade Nuclear".
Dedicada à juventude, a 27ª edição do Festival Cinelatino de Toulouse termina neste domingo, com a exibição das produções vencedoras.
O curta pernambucano João Heleno dos Brito, de Neco Tabosa, também está entre os premiados.


Do Diário de Pernambuco

Postador Paulo Pinto

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta