Iniciado no ano de 1990 quando jovem Elias Francisco Barbosa, conhecido como Elias Ricardo, se reuniu com alguns amigos para criarem a 1ª Corrida de Jericos do Município de Lagoa de Itaenga. O grupo não imaginava as proporções que a festa iria ter, com o passar do tempo.
25 anos depois de criada a festa é inserida no calendário de eventos do estado, através de um projeto de lei, de autoria do deputado Henrique Queiroz (PR). A proposição foi votada nesta segunda (30), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).
A corrida iniciou-se com um número de 12 participantes e tinha como principal regra para a classificação o critério de: não bater ou chicotear o animal e chegar em primeiro lugar. O 1º vencedor da corrida foi Heleno Barbosa, residente no Sítio Imbé, em Lagoa de Itaenga, que obteve como primeiro o valor de CR$ 15.000,00 (quinze mil cruzeiros). Comerciantes locais e região patrocinavam a corrida fazendo doações em camisas e quantias em dinheiro para a organização da festa. Hoje, o pátio da festa encontra-se totalmente moderno, calçado, iluminado e arborizado para maior e melhor acomodar os visitantes e participantes do evento.
Do Ablogpe
Nenhum comentário: