» »Unlabelled » Sala de Educação e Cultura teve o maior número de inscritos e demandas

O Agreste Setentrional elegeu Educação e Cultura como os temas mais demandados desta quinta-feira (9) no Todos por Pernambuco. Dos 1.419 participantes do Seminário, 240 optaram por debater proposições referentes ao fortalecimento dos dois segmentos. Das 1.328 contribuições apresentadas nesta rodada, em Surubim, 355 foram colhidas na sala que tratou a referida temática. Entre elas, a implantação de cursos profissionalizantes para qualificar a mão de obra para a indústria de confecções; a instalação de uma escola agrotécnica no município de Surubim, capacitando para a pecuária leiteira; a criação de um polo presencial da UPE, também em Surubim; e a construção do centro de artesanato do Agreste Setentrional para integrar a produção dos municípios.
O governador Paulo Câmara ficou satisfeito com o número de participantes e com a qualidade das contribuições. O chefe do Executivo estadual lembrou que todos os pleitos serão analisados, e, posteriormente, incorporados ao Programa de Governo. “Só escutando as pessoas, vamos poder definir nossas metas, nosso mapa estratégico; com as ações a serem executadas em curto, médio e longo prazo”, ressaltou.
A sala de Cidadania também foi bastante procurada. Foi a segunda maior em número de inscritos, e, consequentemente, em número de sugestões. Foram 200 participantes e 256 propostas apresentadas. Merecem destaque os pedidos de apoio às ações para juventude, a inclusão dos Centros de Combate à Homofobia no orçamento do estado, fortalecimento dos CREAs Regionais e a implantação de um Compaz no Agreste Setentrional.
Os temas Água e Desenvolvimento Rural empataram em número de participantes. Foram 130 pessoas em cada sala. No entanto, em número de propostas, a sala de Desenvolvimento Rural registrou 265 sugestões e a da Água, 91. A primeira, no entanto, trouxe questões importantes para o fortalecimento da agricultura familiar, como a retomada da produção de caju, algodão, mandioca e batata doce na região; e o início do Programa Terra Pronta em cidades como João Alfredo, Bom Jardim e Orobó.
Na sala Água, houve muita demanda pela regularização do abastecimento em algumas cidades e distrito da região, como nos distritos do Tambor e de Ameixas, em Surubim; a perfuração de poços para incrementar o sistema Jucazinho; e a implantação do abastecimento nas residências da Minha Casa Minha Vida, construídas em Passiva, foram alguns dos registros.
A sala que abordou o tema saúde registrou 180 demandas. Os 129 inscritos pediram para ampliar o acesso aos serviços de saúde da população do campo e para fortalecer o Hospital Regional de Limoeiro – José Fernandes Salsa, readequando sua instalação física, adquirindo novos equipamentos e implantando o atendimento obstétrico. Também sugeriram reabrir o Hospital Estefânia Farias com serviços de oftalmologia, incluindo cirurgias e serviço de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise).
Já a sala de Economia, Sustentabilidade e Inovação teve a participação de 108 pessoas. Entre as 59 sugestões recebidas: estabelecer uma estrutura tributária diferenciada para o polo de confecções; assim como investir na publicidade e reforçar a segurança pública no local.
Na sala de infraestrutura e habitabilidade foram registradas 67 contribuições. Os 98 inscritos pediram para duplicar a PE-90, no trecho entre Carpina - Limoeiro - Toritama; implantar e pavimentar a vicinal no entroncamento da PE-90 Barra da Onça - Casinhas; construir o acostamento e reforçar sinalização PE-90 e BR-408.
O tema segurança também colheu contribuições importantes. Os 57 inscritos trataram a melhoria das instalações físicas da Polícia e do Corpo de Bombeiros; pediram pela criação dos Conselhos de Segurança Pública nos municípios da região e promoção de fóruns de segurança entre municípios vizinhos. Também sugeriram a instalação de uma Delegacia da Mulher em Santa Cruz de Capibaribe. Foram, ao todo, 55 contribuições para o tema.
O secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, também gostou do que viu em Surubim. “Satisfação maior é saber que, na minha terra, tantas pessoas querem contribuir com o nosso Governo. Querem nos ajudar a fazer o melhor pelo nosso Estado”, disse Danilo, lembrando que a cidade registrou, até agora, o maior número de público de todas as rodadas.    

Fotos Douglas Fagner







Postador Paulo Pinto

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta