» »Unlabelled » CERU PROMOVE APRENDIZAGEM PRÁTICA EM EXCURSÃO DIDÁTICA COM SEUS ESTUDANTES.


A Escola Estadual Professora Jandira de Andrade Lima, conhecida em Limoeiro e região como CERu, visualiza nas atividades de campo, momentos propiciadores de grandes aprendizagens de forma interdisciplinar, uma vez que o conhecimento aplicado nas realizações humanas ao contrário de estar repartido em disciplinas isoladas, encontra-se integrado, unificado em único contexto a fim de, reunindo as contribuições de cada área de conhecimento, suprir as necessidades da nossa vida em sociedade. 
Nesta concepção construtivista do processo educativo, aprender, portanto, não se traduz como uma atividade enfadonha e repetitiva, trata-se, na verdade, de uma característica inerente ao ser humano e que o acompanha constantemente em toda a sua vida, porque este (re)constrói, dia-a-dia, o seu espaço e o seu tempo. Quanto mais se vivenciar a realidade, mais estará consumado o processo de aprendizagem, isto é, de apreensão dos fatos, processos e/ou fenômenos que permeiam as nossas espacialidades e temporalidades.
Exemplo da aplicabilidade destes conceitos na prática pedagógica da escola é a excursão didática realizada nesta última sexta-feira, dia 21/08/2015, com uma representação de alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio sob a orientação dos professores Kadu Ferraz, Nívea Maria e Verônica Rocha.
Tendo como destino a cidade de Gravatá-PE, também conhecida como Suíça Brasileira, a excursão foi dividida em dois momentos, contemplando primeiramente, na parte rural da cidade, a visualização prática de conteúdos como ecologia, sustentabilidade e energia a medida que foram visitados a Eólica Gravatá Geradora de Energia S.A pertencente aos grupos Eólica Tecnologia e Gestamp Wind e, na sequência, uma das muitas estufas de plantio de orgânicos e flores tropicais.
Patrick Serapião, Guia Turístico e membro da Secretaria Municipal de Turismo de Gravatá, acompanhou os estudantes durante todo o trajeto e destacou o pioneirismo da escola ao desenvolver a expedição turística na zona rural da cidade, sendo inclusive considerada para o mesmo como um “Projeto Piloto”, uma vez que está em andamento na referida secretaria, um projeto para a criação de uma Rota Turística nesta área rural, que receberá o nome “Rota dos Ventos”.
Num segundo momento, como vivência programada do “Projeto GERAÇÃO SHUFFLE – Saudades de um tempo que não vivi!” (Projeto este que tematiza, inclusive, o desfile cívico de 7 de setembro e Semana dos Talentos deste ano) os alunos, de volta à zona urbana da cidade, visitaram alguns pontos turísticos que remetem seus visitantes a um passado que se eternizou na produção dos artefatos que foram observados no Museu Sonho de Criança, que expõe automóveis e outros objetos antigos, no Antiquário Café Localizado no Pólo Moveleiro e no Memorial Gravatá!  
Ressalta-se também o pioneirismo da escola ao visitar o Museu Sonho de Criança (Automóveis Antigos), enviando o primeiro grupo de estudantes para conhecer um dos maiores acervos do gênero em todo o nordeste.
Além destes pontos, foram visitados ainda a antiga Estação de Trem, que hoje abriga a Casa do Artesão, a Galeria de Arte Esquina-64, que expunha no período obras do artista plástico local Jeisom Nascimento e, por fim, o Alto do Cruzeiro, onde os adolescentes encerraram um dia de múltiplas aprendizagens com uma linda visão panorâmica de toda a cidade ao pôr do sol.


 Texto: Prof. Kadu Ferraz.

Postador Paulo Pinto

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta