» » » Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro orienta sobre o uso racional de medicamentos


Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados e vendidos incorretamente e mais de 50% da população usa remédios de maneira errada. Assim, como forma de coibir e orientar a população a Prefeitura de Limoeiro, através da secretaria municipal de Saúde e as universidades de Pernambuco, realizaram uma mobilização na Praça da Bandeira, na manhã do dia 07 de maio.
A atividade é em alusão a campanha nacional sobre o uso racional de medicamentos. Em Limoeiro, o objetivo foi o cuidado com a saúde pública, por isso foram feitos exames gratuitos de teste de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações farmacêuticas. Mais de 400 pessoas foram atendidas e orientadas.
Segundo Wilson Carlos, coordenador da assistência farmacêutica de Limoeiro, a mobilização deixou “seu recado”, informando e orientado as pessoas, não apenas sobre medicamento, mas também sobre o papel dos farmacêuticos. “Este evento é muito importante para mostrar à população que o farmacêutico não é um simples entregador de remédios, mas sim um profissional da saúde, tão essencial quanto o medicamento. É importante lembrar a população: faz bem ouvir seu farmacêutico e ter responsabilidade no uso de medicamentos”, ressalta Wilson.
Já segundo o secretário da pasta, Orlando Jorge, cabe ao médico diagnosticar doenças, identificar sintomas e, a partir disto, indicar qual o melhor medicamento e a dosagem correta. “Automedicar-se traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. A receita médica é a garantia de que houve uma avaliação profissional para que determinado paciente utilize o medicamento”, orientou o secretário.





Departamento de Imprensa 

Prefeitura Municipal de Limoeiro

Postador Paulo Pinto

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta