» » » Inscrição no Sisu acaba às 22h59 deste domingo


Pedro Santoro concorre, no Sisu, a vaga no curso de direito da UFPE. Foto: Guga Matos / JC Imagem

Quem deseja ingressar num curso superior em instituição pública, este ano, não pode esquecer o prazo final de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É amanhã às 22h59, no horário de Pernambuco, que está uma hora à frente da marcada nos relógios de Brasília. Para aqueles que já se inscreveram, o fim de semana será para monitorar o desempenho individual, uma vez que tanto hoje quanto amanhã o sistema disponibilizará novas notas de ponto de corte.
O listão com os nomes dos aprovados vai ser liberado segunda-feira. Até ontem à tarde o Ministério da Educação (MEC) não havia informado o horário que o resultado estará liberado. “Preferimos não fixar uma hora. O cronograma do Sisu será cumprido. Temos até a noite de segunda-feira para divulgar a relação dos aprovados”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho.
Ele participou, de manhã, da posse do novo reitor do Centro Universitário da Faculdade dos Guararapes, Pierre Lucena, no câmpus da instituição, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Sobre a dificuldade de estudantes acessarem o sistema durante essa semana, Mendonça Filho disse que o problema ocorreu devido “à transposição do banco de dados do Inep, com as notas dos candidatos no Enem, para o banco da Secretaria de Ensino Superior, responsável pelo Sisu.”
O vestibulando pode modificar as escolhas de cursos quantas vezes quiser enquanto a inscrição do Sisu estiver aberta. Mas vale destacar que valerá a última que ele fez quando o sistema fechar. Outro lembrete importante é que, caso o candidato não seja aprovado na primeira nem na segunda opção, só entrará na lista de espera (para futuros remanejamentos) daquela graduação que marcou como primeira opção.
O MEC esclarece que o estudante aprovado na segunda opção continua concorrendo na sua primeira opção de curso. Só que todos aqueles que, independentemente de aprovação ou não, desejarem ingressar na lista de espera deverão manifestar o interesse entre segunda-feira e 10 de fevereiro.
O adolescente Pedro Santoro, 17 anos, está concorrendo, no Sisu, ao curso de direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Coloquei economia como segundo curso, também da UFPE. Comecei, na terça, com direito na UPE como segunda opção, mas a média aumentou muito e preferi trocar por economia pois acho que terei mais chances”, contou Pedro, já aprovado em primeiro lugar, em direito, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Ele também está na expectativa de ser chamado na UPE. É o primeiro da lista de remanejamento do Sistema Seriado de Avaliação (SSA).

Podem concorrer no Sisu pessoas que fizeram o Enem ano passado, não zeraram a redação e têm o ensino médio completo. Ao todo são 238.387 vagas em 131 instituições de ensino superior. Em Pernambuco há 13.975 vagas, sendo 6.477 para egressos de escolas públicas. Participam UFPE, UFRPE, UPE, Univasf, IFPE e IF do Sertão.

Postador Paulo Pinto

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta