» » » Porteiro arrecada leite para filha prematura


Em tempos tão difíceis como os de hoje, um porteiro deu um exemplo de como o amor pode ajudar a superar todas as adversidades. Fabiano Ferreira, 34 anos, está promovendo uma campanha nas redes sociais para arrecadar leite materno para a filha dele, que nasceu prematura, no último dia 9, em um hospital particular na cidade de Caruaru, Agreste de Pernambuco. A esposa dele e mãe da menina, Thais Emanuelle, de 29 anos, faleceu vítima de uma parada cardíaca. Ela estava grávida de gêmeos. O outro filho do casal veio à óbito oito dias após a morte da mãe.
“Ela começou a passar mal de madrugada, não conseguia respirar. Eu tentei os primeiros socorros em casa e depois levei até o hospital. Chegando lá, os médicos tentaram reanimá-la, mas isso colocava a vida dos bebês em risco. Eles fizeram a cesárea e eu até cheguei a achar que ela ia sobreviver, mas ela estava com a pressão muito baixa”, conta o porteiro. Os dois gêmeos, um menino e uma menina, nasceram prematuros. O garotinho não resistiu e acabou morrendo cerca de oito dias após a mãe.
A menina, também chamada de Thais Emanuelle, em homenagem a mãe, nasceu com 1,425 kg e vinha tomando leite artificial para sobreviver. No entanto, no último dia 23, as médicas constataram que ela não estava ganhando peso e precisava de leite materno pasteurizado - com o mínimo possível de microrganismos. Foi aí que a luta de Fabiano começou. “Eu fui até a Fusam (Maternidade Jesus Nazareno), falei com a coordenadora do banco de leite e consegui uma doação inicial. Minha filha melhorou imediatamente. Antes, com o leite artificial, ela se alimentava de 8 em 8 horas e não ganhava peso”, continua o pai da menina.
Segundo ele, agora ela está comendo de 3 em 3 horas, vem ganhando peso e evoluindo muito bem. Já consegue até respirar sem a ajuda do aparelho, mas os médicos preferem manter para que ela não se canse. “A médica falou que é provável que ela saia do hospital quando completar o tempo certo da gestação. Seria no próximo dia 20, mais ou menos. Vai dar tudo certo”, conta o porteiro.
As doações vêm de pessoas conhecidas e anônimas. “Muita gente ele mesmo vem trazer aqui. Outras pessoas procuram a maternidade e depois pedem o telefone dele. O pessoal realmente se sensibilizou”, afirma a coordenadora do banco de leite da Maternidade Jesus Nazareno, Virgínia Bezerra. “Quando ele nos procurou, no dia 23, eu liberei o leite por ser um caso excepcional. Mas o leite que tem aqui é para as crianças que nascem aqui. A maternidade atende muita gente, são 32 municípios no total. A iniciativa dele foi primordial para salvar a bebê”, continua.
Além de garantir a saúde da pequena, a campanha tem ajudado Fabiano a se reerguer. “Eu estou vendo muita gente ajudando e só tenho a agradecer. Ontem mesmo, fui até o hospital, fiz minhas orações e quando vi, minha filha abriu os olhos. Não há presente melhor”, completa Fabiano.

DOAÇÕES

Fabiano se colocou a plena disposição de quem quiser e/ou puder doar leite. E a maternidade também. “Estamos recebendo muita gente pela campanha do Fabiano, mas é válido ressaltar que o aleitamento é muito importante para salvar vidas muitos bebês prematuros. Aqui na maternidade a demanda é muito grande, as doações rotineiras teriam que aumentar em 80% para que toda essa demanda fosse suprida”, finaliza Virgínia Bezerra. O apelo é para que quem tiver leite excedente, em hipótese alguma, jogue fora. Esse leite é fundamental para ajudar na recuperação do bebê prematuro. 
Para doar leite para a filha de Fabiano ou para qualquer outro bebê, é só procurar a Maternidade Jesus Nazareno, localizada em Caruaru. O telefone do local é o 081 3719.9338. Caso a doadora não more nas proximidades da cidade, mas queria entregar o excedente de leite em algum posto de coleta, pode procurar o mais próximo na Rede Global de Bancos de Leite Humano.

Para garantir a qualidade do leite, os postos de coleta solicitam exames de pré-natal da doadora (para comprovar a ausência de doenças como sífilis, hiv e hepatite) e também que ela não tenha realizado transfusão de sangue nos últimos cinco anos.

Do JC
Foto: Arquivo Pessoal/ Fabiano Ferreira

Postador Paulo Pinto

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta