» » » Falta de chuva leva Barragem de Pedra Fina ao colapso


A Barragem de Pedra Fina, em Bom Jardim, no Agreste Setentrional, entrou em colapso devido à estiagem que castiga o Estado. O manancial, que pode armazenar 6,2 milhões de metros cúbicos de água, atingiu o seu volume morto e está com apenas 2% de sua capacidade. Pedra Fina é responsável por fornecer água para o Sistema Palmeirinha, que abastece Surubim, Bom Jardim, João Alfredo e Orobó.
Com o colapso, essas cidades passarão a ser abastecidas por carro-pipa e por meio de chafariz. Parte de Limoeiro também é atendida pela barragem. Juntos, esses municípios somam uma população de mais de 140 mil pessoas atendidas pela Compesa.
Em janeiro deste ano, quando a barragem registrava 27% da sua capacidade, a Compesa já tinha ampliado o rodizio de abastecimento nas quatro cidades do Agreste como medida para garantir a continuidade da distribuição de água e preservar o manancial.
Agora, com o colapso de Pedra Fina, Surubim, Bom Jardim, João Alfredo e Orobó passarão a ser atendidas provisoriamente por caixas d´água tipo chafarizes, distribuídas em pontos estratégicos das cidades, através de caminhões-pipa. Para a cidade de Limoeiro, também é abastecida pela Barragem de Carpina, será necessário ampliar o rodízio de abastecimento de água. Hoje, 30% da cidade recebe água durante 24 horas e 70% é abastecida no regime de três dias com água e seis dias sem. A partir do mês de maio, será estabelecido o calendário de três dias com água e nove dias sem para toda Limoeiro.

Barragem de Siriji

No primeiro semestre de 2016, a Compesa elaborou um projeto para construir uma adutora emergencial a partir da Barragem de Siriji, localizada no município de Vicência, na Mata Norte. A obra está em andamento por meio do Ministério da Integração Nacional e com apoio técnico da Compesa. A conclusão deve acontecer nos próximos 30 dias.

Do Jornal do Commercio
Foto divulgação

Postador Paulo Pinto

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta