» » » Cármen Lúcia põe nas mãos de Lewandowski decisão sobre MDB-PE


Apesar das tentativas do grupo do senador Fernando Bezerra Coelho de retirar das mãos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski a responsabilidade por decidir o destino do MDB de Pernambuco, será o magistrado que julgará se a disputa entre as cúpulas nacional e estadual da agremiação deve ou não ser analisada com urgência pela Corte.
Nesta segunda-feira (30), a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, que está atuando no plantão durante o recesso Judiciário, decidiu que o próprio Lewandowski deve julgar o pedido de urgência impetrado pela Executiva Nacional do partido, e não ela. A magistrada argumentou que, como o diretório regional do MDB mudou a data da convenção do dia 20 de julho para 3 de agosto, o próprio ministro relator poderia julgar a questão.
“O MDB (de Pernambuco) fez uma manobra, mudou a data da convenção para tirar a análise pelo plantão. A convenção ia ser em julho e eles alteraram para 3 de agosto, esvaziando o nosso pedido, que era que fosse analisada a petição ainda em julho por causa do fato novo, que seria a convenção”, afirmou Renato Ramos, advogado da Executiva Nacional do partido.
Ramos acrescentou que espera que Lewandowski aprecie o pedido esta semana, antes da convenção pernambucana, expectativa compartilhada pelo próprio FBC, que se beneficiaria de uma decisão desfavorável ao vice-governador Raul Henry, atual presidente estadual do partido. “Vamos aguardar a decisão do ministro”, cravou FBC.

JUDICIALIZAÇÃO DA CONVENÇÃO

Nos bastidores, comenta-se que, caso o STF não se posicione até a convenção pernambucana, a Executiva do MDB pode judicializar o ato partidário. A defesa da Nacional não nega o movimento. Carlos Neves, advogado do diretório regional da sigla, diz desconhecer meios que possibilitem a manobra.
“Não sei qual a tese que eles podem levantar, uma vez que há três decisões de ministros do Supremo que garantem a integridade do MDB de Pernambuco”, disse Carlos Neves.
Raul Henry foi procurado pela reportagem, mas preferiu não se pronunciar.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Por Renata Monteiro

Postador Paulo Pinto

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta