» » » LIMOEIRO DISCUTE DATA CORRETA DE SUA EMANCIPAÇÃO



Na manhã de hoje durante a última reunião da Câmara Municipal de Limoeiro, uma Audiência Pública para rever a data da emancipação política de Limoeiro.

A princípio o projeto seria de autoria do vereador Marcos Sergio, mas esse de forma espontânea e com bastante humildade renunciou a autoria do projeto para que o mesmo possa ser apresentado coletivamente pelos membros da Casa Agripino Almeida.
Foram convidados para o debate pelo vereador Marcos Sérgio membros do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro, Sivaldo Venerando, Dr Barbosa e Professora Inês Duarte.

Atualmente, comemoramos no dia 6 de abril, mas a data certa é 27 de julho. Isso por que nessa data, no ano de 1811, Limoeiro ganhou autonomia, juntamente com os municípios de Vitória de Santo Antão, Paudalho e Cabo de Santo Agostinho, por determinação do príncipe-regente D. João. Foi nessa data que Limoeiro se emancipou de Igarassu. Lembrando que as outras três cidades já reconhecem essa data como a emancipadora, só faltando Limoeiro.
82 anos depois, em 1893, com o Brasil sendo uma república, foi que chegou no dia 06 de abril o primeiro prefeito, Comendador Pestana. Os documentos provam. Outra prova reside no fato que Bom Jardim (148 anos) e Taquaritinga do Norte (131 anos), fizeram parte de Limoeiro, portanto, não tem como Limoeiro ter apenas 125 anos, sendo esses dois municípios citados mais velhos do que o município que os originou.
Limoeiro, porém, segue na contramão de Caruaru e de muitos outros municípios, marcando o feriado na data da posse do primeiro prefeito, e a outra data que realmente se emancipou, passa esquecida em branco.
O próximo passo é ampliar o debate com a sociedade no mês de janeiro, para em seguida possa ser apresentado o projeto na Câmara reconhecendo a data correta, 27 DE JULHO DE 1811.

Postador Paulo Pinto

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta